RELATÓRIO – V OFICINA
GESTAR II – 18 de julho de 2009-07-20
Aos dezoito dias do mês de julho de dois mil e nove desenvolvemos a quinta oficina do Programa Gestar II, oito horas matutina iniciamos com uma mensagem em power point “Palavras” retratando o tema em estudo com motivação pessoa. Retomamos a oficina anterior com conversa informal a respeito das atividades aplicadas pelo material didático contido no Gestar II. Alguns professores manifestaram dificuldades em aplicar as atividades tal quais estão nos AAA’s, por isso estão adaptando de acordo com a realidade de seus alunos. Reclamaram que seus alunos apresentam grande déficit de leitura e escrita conforme a série em que atuam, o problema se agrava ainda mais. Desenvolvemos uma dinâmica “A palavra Chave”, onde cada grupo, já dispostos divididos recebeu um envelope contendo seis palavras com significado moral ou educativo que se relacione com o trabalho com que o grupo vai desenvolver no decorrer dos estudos. Um membro do grupo retirou os cartões, leu cada palavra, discutiu com o restante do grupo sobre o significado que atribui à palavra. A seguir, cada grupo escolheu uma das palavras como sua palavra chave e redigiram uma frase alusiva a ela. “Não existe construção perfeita sem a existência do amor. O amor supera tudo e realiza transformações.”; “O diálogo é a arma fundamental para lutarmos com bravura, praticando o companheirismo e o amor para construirmos uma grande amizade”;“Onde não há diálogo com amor, carinho, companheirismo, amizade e bravura não há justiça.”;”O amor é como esporte, pratique-o” “Sozinho é difícil viver só com companheirismo, qualquer situação, somos capazes de superar.” Após a leitura os cursistas sugeriram utilizar o mesmo jogo com palavras do vocabulário adolescente e conduzi-lo à reflexão sobre o tema em estudo. Optamos por desenvolver a oficina com o propósito de estudar e apresentar o TP5 e suas duas unidades iniciais subdivididas entre os grupos já compostos. Os professores fizeram seus apontamentos e ficaram motivados a introduzir as idéias surgidas com os relatos dos demais colegas. Ficamos combinados de estudarmos mais a fundo para a próxima oficina, que irá se realizar no dia vinte e quatro de agosto de dois mil e nove, os assuntos relacionados com Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre, Seção três, Unidade dezessete, páginas 43 a 51, tendo em vista as dificuldades em entender e trabalhar de modo eficiente esse tema. É o relatório.
GESTAR II – 18 de julho de 2009-07-20
Aos dezoito dias do mês de julho de dois mil e nove desenvolvemos a quinta oficina do Programa Gestar II, oito horas matutina iniciamos com uma mensagem em power point “Palavras” retratando o tema em estudo com motivação pessoa. Retomamos a oficina anterior com conversa informal a respeito das atividades aplicadas pelo material didático contido no Gestar II. Alguns professores manifestaram dificuldades em aplicar as atividades tal quais estão nos AAA’s, por isso estão adaptando de acordo com a realidade de seus alunos. Reclamaram que seus alunos apresentam grande déficit de leitura e escrita conforme a série em que atuam, o problema se agrava ainda mais. Desenvolvemos uma dinâmica “A palavra Chave”, onde cada grupo, já dispostos divididos recebeu um envelope contendo seis palavras com significado moral ou educativo que se relacione com o trabalho com que o grupo vai desenvolver no decorrer dos estudos. Um membro do grupo retirou os cartões, leu cada palavra, discutiu com o restante do grupo sobre o significado que atribui à palavra. A seguir, cada grupo escolheu uma das palavras como sua palavra chave e redigiram uma frase alusiva a ela. “Não existe construção perfeita sem a existência do amor. O amor supera tudo e realiza transformações.”; “O diálogo é a arma fundamental para lutarmos com bravura, praticando o companheirismo e o amor para construirmos uma grande amizade”;“Onde não há diálogo com amor, carinho, companheirismo, amizade e bravura não há justiça.”;”O amor é como esporte, pratique-o” “Sozinho é difícil viver só com companheirismo, qualquer situação, somos capazes de superar.” Após a leitura os cursistas sugeriram utilizar o mesmo jogo com palavras do vocabulário adolescente e conduzi-lo à reflexão sobre o tema em estudo. Optamos por desenvolver a oficina com o propósito de estudar e apresentar o TP5 e suas duas unidades iniciais subdivididas entre os grupos já compostos. Os professores fizeram seus apontamentos e ficaram motivados a introduzir as idéias surgidas com os relatos dos demais colegas. Ficamos combinados de estudarmos mais a fundo para a próxima oficina, que irá se realizar no dia vinte e quatro de agosto de dois mil e nove, os assuntos relacionados com Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre, Seção três, Unidade dezessete, páginas 43 a 51, tendo em vista as dificuldades em entender e trabalhar de modo eficiente esse tema. É o relatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário