terça-feira, 3 de agosto de 2010

Oficina de 3 de Agosto de 2010



OFICINA TP 2/ UNIDADES 5 e 6


Proposta de atividade com textos – Página 149 a 152



Texto 1- Produção de textos. O trecho de teatro, a partir da fala de Pedro “Aula no domingo é o cúmulo”, seria interessante uma discussão sobre algum acontecimento ou situação problemática da escola: muros pichados, pátio sujo depois do recreio, biblioteca fechada, ou sem livros adequados, falta d’água. Diante do incômodo, escolham o que fazer: uma carta à direção? Uma carta aberta aos alunos? Um cartaz, como parte de uma campanha de conscientização?

Diante da escolha, veja se é o caso de uma produção em grupos, individual ou mesmo coletiva. Discuta com eles, conforme o caso, como será entregue/exposta à produção.

Elinéia, professora extremamente ligada aos assuntos comunicativos juntamente com seu grupo fez um espetacular texto e os demais professores amaram seu trabalho. Por isso resolvi postar o texto da querida professora Elinéia Gava, da Escola Municipal Menézio de Victo.

Diante dos vários problemas nas quais diversas escolas se encontram nos dias de hoje, observamos também que é quase impossível conseguir algum apoio da escola e principalmente da parte financeira do município de Jaru.

Observa-se que as escolas estão sendo demolidas. É visível a falta de manutenção dos banheiros, buracos espalhados por todos os lados, bebedouros sujos, estragados e os inúmeros lixos espalhados por todo o espaço escolar.

Hoje é impossível você usar os banheiros das escolas, grande parte dos vasos sanitários está em estado crítico, não possuem descargas funcionando, não se encontra papel higiênico disponível para o uso dos alunos e também dos funcionários, os bebedouros são de uma sujeira terrível, torneiras quebradas, etc.

Também se pode notar que os ventiladores estão em péssimo funcionamento, um calor insuportável dificulta o bom desempenho do professor e dos alunos, a falta de boa iluminação, lâmpadas quebradas, queimadas, dentre outras coisitas mais.

Hoje, para se desenvolver uma boa aprendizagem é necessário um ambiente limpo, agradável, que possa favorecer uma aula mais gostosa aos alunos, uma aula mais prazerosa para ambos, professor e aluno, todos do ambiente escolar, inclusive administrativo.

Observamos que a maioria dos alunos joga lixos no chão, quebram carteiras, lâmpadas, vidraças, encanações. Há desperdício de água nas escolas, é freqüente e, nós, docentes temos a obrigação de conscientizar nossos discentes sobre os cuidados que se deve ter com o meio ambiente e sua importância de preservação para que possamos viver o amanhã mais tranqüilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário