RELATÓRIO VI OFICINA - GESTAR II
22 de agosto de 2009
Aos dias vinte e dois de agosto de dois mil e nove aconteceu a sexta oficina do Programa de Gestão Escolar – Gestar II. Às oito horas iniciamos nosso encontro e aproveitamos para esclarecer algumas dúvidas e sobre o Plantão Pedagógico que irá ser realizado a partir de então. Conversamos longamente a respeito da II Etapa/Seminário de Acompanhamento dos Formadores Estaduais em Ji-Paraná, passamos todos os detalhes sobre o que vimos e aprendemos com os colegas do Estado de Rondônia. A princípio, deixamos os professores de Língua Portuguesa à vontade para relatarem sobre sua rotina em sala de aula e dificuldades que possuem para efetivarem seus objetivos e atividades do Gestar II. A maioria dos professores reclamou da falta de material e de apoio do Corpo Administrativo das Escolas Municipais. Falaram a respeito da carência de preparo de leitura dos alunos do ensino fundamental para acompanharem os conteúdos e a dinâmica do trabalho com atividades gestanianas. Afirmaram que os alunos estão atrasados e que os mesmos possuem imensas dificuldades de leitura e inserção dos à leitura e escrita, pois acharam uma leitura rebuscada para a clientela municipal, porém estão dispostos em fazer adaptações para conseguirem desenvolver o Gestar II. A contribuição maior do programa, no parecer dos professores, é a oportunidade de estudar o objeto de trabalho, a língua, suas possibilidades de abordagens, compartilhar com os colegas seus anseios profissionais e a abertura em aplicar o conteúdo adaptado às séries e realidades diferentes. A conversa foi proveitosa e pudemos verificar que nossos professores estão se soltando um pouco mais para relatar sobre suas atividades, dificuldades e vitórias alcançadas em meio a tamanhas dificuldades. Sentir o problema do professor que atua nas escolas, seja em qualquer série, é importante e, os encontros do Programa Gestar II possibilita o desabafo desses profissionais de língua portuguesa. Os mesmos sentem-se cansados com uma carga horária lotada, sem estrutura física nas escolas para realizarem um trabalho de qualidade, precisam trabalhar em várias representações de ensino diferentes para ter uma vida de qualidade melhor e, mesmo assim, não conseguem. As dificuldades foram relatadas, mas diante de tantos problemas, eles verificaram que conseguem descobrir talentos e prepara-los para o exercício da cidadania. Resolvemos aproveitar o momento e lançar a idéia do Plantão Pedagógico, explicamos aos professores que iremos às escolas para verificar de perto a proposta do Gestar II com os alunos do ensino fundamental e solicitamos que os mesmos fornecessem um horário de aula viável para auxilia-los na prática de suas atividades e incentiva-lo na sua rotina de trabalho. Fizemos um trabalho com músicas onde dividimos os grupos com músicas com estilos diferentes e solicitamos que os mesmos elaborassem atividades dinâmicas para o trabalho com Produção de texto (Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre). Os professores elaboraram atividades com outra estruturação textual para produção de texto, identificação dos discursos, reescrita do texto (letra da música) acrescentando elementos da narrativa dentre outras atividades sugeridas oralmente. Terminado o trabalho em grupo, foi desenvolvida a dinâmica com grupo a partir de textos não verbais, preparada sob forma de cartões com imagens diversas. Os professores fizeram uma produção de texto oral um a um, cada professor produziu um trecho do texto seguindo coerentemente a história. Ao final, retomaram a produção do último professor direcionado ao primeiro. Acertamos o dia da próxima oficina, dia doze de setembro e concluímos nossos estudos nesse dia. É o relatório.
22 de agosto de 2009
Aos dias vinte e dois de agosto de dois mil e nove aconteceu a sexta oficina do Programa de Gestão Escolar – Gestar II. Às oito horas iniciamos nosso encontro e aproveitamos para esclarecer algumas dúvidas e sobre o Plantão Pedagógico que irá ser realizado a partir de então. Conversamos longamente a respeito da II Etapa/Seminário de Acompanhamento dos Formadores Estaduais em Ji-Paraná, passamos todos os detalhes sobre o que vimos e aprendemos com os colegas do Estado de Rondônia. A princípio, deixamos os professores de Língua Portuguesa à vontade para relatarem sobre sua rotina em sala de aula e dificuldades que possuem para efetivarem seus objetivos e atividades do Gestar II. A maioria dos professores reclamou da falta de material e de apoio do Corpo Administrativo das Escolas Municipais. Falaram a respeito da carência de preparo de leitura dos alunos do ensino fundamental para acompanharem os conteúdos e a dinâmica do trabalho com atividades gestanianas. Afirmaram que os alunos estão atrasados e que os mesmos possuem imensas dificuldades de leitura e inserção dos à leitura e escrita, pois acharam uma leitura rebuscada para a clientela municipal, porém estão dispostos em fazer adaptações para conseguirem desenvolver o Gestar II. A contribuição maior do programa, no parecer dos professores, é a oportunidade de estudar o objeto de trabalho, a língua, suas possibilidades de abordagens, compartilhar com os colegas seus anseios profissionais e a abertura em aplicar o conteúdo adaptado às séries e realidades diferentes. A conversa foi proveitosa e pudemos verificar que nossos professores estão se soltando um pouco mais para relatar sobre suas atividades, dificuldades e vitórias alcançadas em meio a tamanhas dificuldades. Sentir o problema do professor que atua nas escolas, seja em qualquer série, é importante e, os encontros do Programa Gestar II possibilita o desabafo desses profissionais de língua portuguesa. Os mesmos sentem-se cansados com uma carga horária lotada, sem estrutura física nas escolas para realizarem um trabalho de qualidade, precisam trabalhar em várias representações de ensino diferentes para ter uma vida de qualidade melhor e, mesmo assim, não conseguem. As dificuldades foram relatadas, mas diante de tantos problemas, eles verificaram que conseguem descobrir talentos e prepara-los para o exercício da cidadania. Resolvemos aproveitar o momento e lançar a idéia do Plantão Pedagógico, explicamos aos professores que iremos às escolas para verificar de perto a proposta do Gestar II com os alunos do ensino fundamental e solicitamos que os mesmos fornecessem um horário de aula viável para auxilia-los na prática de suas atividades e incentiva-lo na sua rotina de trabalho. Fizemos um trabalho com músicas onde dividimos os grupos com músicas com estilos diferentes e solicitamos que os mesmos elaborassem atividades dinâmicas para o trabalho com Produção de texto (Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre). Os professores elaboraram atividades com outra estruturação textual para produção de texto, identificação dos discursos, reescrita do texto (letra da música) acrescentando elementos da narrativa dentre outras atividades sugeridas oralmente. Terminado o trabalho em grupo, foi desenvolvida a dinâmica com grupo a partir de textos não verbais, preparada sob forma de cartões com imagens diversas. Os professores fizeram uma produção de texto oral um a um, cada professor produziu um trecho do texto seguindo coerentemente a história. Ao final, retomaram a produção do último professor direcionado ao primeiro. Acertamos o dia da próxima oficina, dia doze de setembro e concluímos nossos estudos nesse dia. É o relatório.
Olá sou professora formadora(língua portuguesa)de Santa Terezinha-MT,e gostaria de te dizer que me vi em seu relato, nossos obstáculos são similares independentemente da localização geográfica que nos encontramos.Mas, seguiremos na certeza de que o nosso trabalho será uma semente fértil que renderá muitos frutos. Boa sorte e bom trabalho! Rozania Dorta
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